Para que você tenha sucesso em sua campanha de publicidade no Gospel+ ou em qualquer outro site na internet, uma das melhores práticas é a coleta de emails, também conhecido como leads.
Atenção: nosso intuito com este guia é ajudar sua empresa a ter o melhor retorno sobre investimento. Sabemos que para conduzir qualquer empreendimento se faz necessário tomar escolhas inteligentes e otimizadas. Todo recurso deve ser bem investido e por isso queremos ajudar você.
O Gospel+ incentiva a utilização de páginas de captura de email pois em quase 9 anos de experiência no ambiente virtual, entendemos que a comunicação digital fundamental é através de email. Hoje, o portal recebe em média 150-200 mil visitantes únicos por dia, passando de 4 milhões por mês. Desde a criação até 31 de Maio de 2014, o portal impactou a vida de 62.559.519 pessoas e serviu 210.482.364 páginas de conteúdo. De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 80 milhões de pessoas acessam a internet no Brasil. Portanto, o Gospel+ já alcançou 77.5% da população brasileira que acessa a internet. Veja o gráfico extraído do Google Analytics logo abaixo. Note que em 2010 o site sofreu um ataque e tivemos que recomeçar alguns meses depois, mas isso não impediu o contínuo crescimento sequencial.
Alguns pontos que mostram a importância dos emails na comunicação:
- Praticamente todos os sites (inclusive Facebook) exigem email para cadastro.
- Em caso de perca de acesso a uma conta de email, a recuperação geralmente é através de outro email cadastrado.
- A recente febre dos sites de compra coletiva comprovaram a força do email marketing.
Portanto, concluímos que se faz necessário a coleta de emails para uma comunicação efetiva. E você precisa saber as melhores práticas para construção de sua lista de emails. Preparamos um passo a passo, um simples método, caso não tenha ainda uma estratégia definida.
Como construir sua lista de emails
Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos, e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber.
– Atos 20:35
Uma maneira de servir é compartilhando. Quando estamos dispostos a entregar algo de valor a alguém, é provável que essa pessoa se incline mais para receber. No ambiente digital essa inclinação é a entrega do email e autorização para contato posterior. Vamos entrar em detalhes mais práticos:
Ação 1 – Definir seu presente, preferencialmente digital.
Alguns exemplos dos tipos de material que poderá oferecer: livro digital (ebook), vídeo aula/treinamento, promoção, vale-presente (cupom), desconto exclusivo, dicas em geral, notícias sobre determinado assunto, etc.
Páginas de captura (landing page)
A página de captura de emails deve ser simples. O internauta deve entender exatamente o que receberá ao lhe entregar o email e autorização para contato posterior. No link abaixo você encontra diversas páginas de excelente qualidade que poderá usar ao adquirir a licença.
Ação 2 – Criar sua página de captura com material disponível: mais de 400 páginas de captura de emails (landing pages) ordenadas por popularidade. Uma dica importante é realizar testes A/B, que é o envio de mesma quantidade de leitores em duas páginas de captura diferentes e analisar qual melhor retornou em quantidade de assinantes. Essa métrica no marketing se chama “taxa de conversão de lead”.
A utilização das páginas de captura é simples. Basta cadastrar uma nova conta no mercado de templates Themeforest, acessar a página escolhida e adquirir a licença que lhe permite usar os layouts da maneira que quiser sendo paga seguramente com garantias através do Paypal. Logo após confirmação, você receberá os arquivos em seu email e poderá carregar no servidor de seu site através de um programa de FTP.
Caso você tenha um site em WordPress, uma ótima maneira de coletar emails é investindo na compra desse plugin que lhe permite inserir uma janela modal em todas as páginas. Nessa janela você pode configurar facilmente um formulário para receber seu material. Veja como funciona em nosso catálogo Glivros ou na página de demonstração do plugin.
Software para gerenciar lista de emails
Algumas empresas utilizam sistemas de email padrão como Gmail, Yahoo! Mail, Hotmail, Outlook, etc., para enviar emails para sua lista. Porém, é aconselhável que utilize um sistema profissional de email marketing para otimização dos processos. Segue algumas das principais vantagens em comparação aos serviços gratuitos:
- Autoresponders: automatização do envio de emails com conteúdo pré-definido em qualquer espaço de tempo.
- Testes A/B em “Assunto do email”, “Conteúdo”, “Remetente”, “Data”, entre outros (alguns serviços oferecem diferentes opções).
- Controle de estatísticas como taxa de abertura, cliques e resultados de testes A/B.
- Gráficos para facilitar leitura.
- Prática double opt-in: o leitor precisa confirmar duas vezes para receber seus informativos. Inserindo o email no formulário e confirmando no link automático que é enviado. Isso melhora a experiência do leitor como também a taxa de entrega dos emails.
- Automatização em caso do leitor desejar sair da lista (basta clicar no link de remoção anexado ao final de cada email enviado).
- Capacidade maior e mais rápida de envio. Gmail por exemplo limita em 500 envios por dia.
Usamos e indicamos o serviço no ar desde 2001 e com mais de 3.5 milhões de clientes, o Mailchimp. Mesmo sendo em inglês, o painel é extremamente intuitivo sendo talvez o melhor do mercado. Até 2.000 assinantes o serviço é gratuito, porém sem algumas funcionalidades importantes para automação das vendas, como por exemplo, o Autoresponder (disponível já no plano básico).
Podemos observar a causa de recebermos milhões de visitas constantemente todos os meses: veja no nosso Mídia Kit a quantidade de assinantes em cada canal. O Gnotícias, por exemplo, tem mais de 45 mil assinantes, enquanto que o Glivros mais de 90 mil (utilizamos este plugin para coletar mais emails).
Mesmo tendo páginas no Facebook com milhões de ‘curtir’, o Gospel+ pode afirmar que o email ainda é nossa base para alcançarmos tantas pessoas constantemente no ambiente digital.
Quando o site recebeu um ataque no final de 2010 e saiu do ar por alguns meses, os emails fizeram com que nossas visitas voltassem rapidamente. Posteriormente alavancamos a visitação com estratégias nas mídias sociais.
Compartilhamos essas informações pois queremos servir da melhor maneira possível. Esperamos que pesquise mais sobre o assunto para que chegue a sua própria conclusão. Caso precise de qualquer ajuda fique a vontade para deixar um comentário ou mesmo nos envie um email.